sábado, 27 de agosto de 2011

Violência contra mulher: uma questão de domínio publico.

Ela pode se manifestar de varias formas: lesão corporal, estupro, qualquer tipo de atentado ao pudor, ameaça de morte...Mas  de todas elas as ofensas verbais e moais são as  que deixam marcas mais profundas. Violência nesse caso não é só bater, ela se manifesta através do xingamento, humilhação, ridicularizarão prender, chantagear, impedir de receber documentos, entre outros.


Uma em cada quatro mulheres brasileiras sofre violência doméstica. Isto que r dizer que a cada minuto quatro mulheres são violentadas no Brasil de maneira física, sexual, ou psicológica. O Brasil ocupa 12º lugar no ranking de violência domestica.
Em Alagoas, no ano de 2010, foram registrados 5.992 ocorrências e em apenas 4 meses de 2011 já são 1.865 ocorrências, sendo 425 em Arapiraca ( segunda maio cidade do estado) e 1.840 em Maceió; e tratando-se dos homicídios, nesse mesmo período de 2011 já são 93 mulheres assassinadas no estado. (dados do IML-AL). Elas vêm de todas as camadas sociais e possuem varias profissões e níveis de escolaridade.


O agressor na maioria das vezes é o homem com qual ela mantém, ou manteve, um relacionamento. Nesse caso, quando o agressor é um membro da mesma família ou existe algum tipo de vinculo intimo afeto entre eles, caracteriza-se como VIOLENCIA DOMESTICA CONTRA A MULHER.
Desde 2006 está em vigor uma lei especial para a proteção da mulher: é a LEI MARIA DA PENHA. Com a lei a violência domestica contra a mulher deixou de ser considerado um crime de menor poder ofensiva.
Conheça e acione a lei Maria da penha.


Não deixe violentar!
DENUNCIE: 180

Ganhei esse folheto de uma amiga de curso minha e fui lendo no ônibus de volta para casa. E percebi dados os quais não tinha conhecimento, já sabia que era uma fato grave mais com os novos dados pude perceber que é pior do que imaginava, precisamos combater isso. E essa foi uma das milhares de formas a qual eu posso dar o primeiro passo. Faça você também, mexa-se.


Bonsai, apaixone-se e cultive também!


Apesar de ser conhecido como uma arte japonesa, sabe-se que o costume de miniaturizar árvores surgiu na China, de onde foi levado provavelmente junto com o budismo para o Japão. A palavra Bonsai deriva da palavra chinesa pun sai. Ainda hoje existe a linha chinesa de bonsai chamada penjing, que segue padrões e estéticas diferentes dos modelos japoneses.
Essa arte de cultivar minúsculas plantas nasceu na China há cerca de três mil anos. A data e o local corretos em que o primeiro bonsai foi cultivado são imprecisos, mas a história conta que as famílias, durante o inverno, perdiam algumas de suas plantas favoritas. Infelizes com esse tipo de incidente, elas aos poucos desenvolveram técnicas que permitiam conservar as árvores livres dos estragos provocados pelo frio. Foram muitos anos de tentativas frustradas até os chineses conseguirem cultivar as árvores em bandejas.

Aqui em Maceió tem um Cara que é um dos melhores do brasil nessa arte, o nome dele é Mário e esse é o site dele.http://www.abelhaebonsai.com.br



E depois de ver que tal tentar fazer?